A Embraer mostrou nesta segunda-feira (8) os aviões conceito “Energia Family“. São quatro aeronaves de tamanhos variados que incorporam diferentes modelos de propulsão. Todas elas com energia renovável.
+Maiara e Maraísa farão show que seria de Marília Mendonça neste domingo
+ Procon-SP quer suspender app de compras Facily
+ Apesar do leilão do 5G, 83 cidades brasileiras não têm cobertura 4G
+ China anuncia 1ª astronauta mulher em caminhada espacial
A Energia Hybrid é um avião de nove assentos, equipado com propulsão híbrida-elétrica montada na traseira e que, segundo a Embraer, garante uma redução de até 90% nas emissões de CO2. A expectativa é de que a tecnologia esteja disponível comercialmente por volta de 2030.
Já a aeronave Energia Electric, também para nove passageiros, aposta em unidades motoras totalmente elétricas e deve chegar ao mercado em 2035.
A família inclui ainda o Energia H2 Fuel Cell Gas Turbine. O avião de 19 assentos traz motores elétricos com baterias alimentadas por célula de combustível a hidrogênio, também para 2035.
O projeto mais avançado da família é o Energia Gas Turbine. Com capacidade para 35 a 50 assentos, deve se tornar realidade e vai utilizar propulsão a hidrogênio, JetA ou SA, com redução de 100% nas emissões de CO2.
Cada aeronave está sendo analisada de acordo com sua viabilidade técnica e comercial.